O QUE FAZER QUANDO O LUTO CHEGA NA FAMÍLIA. (SEGUNDA PARTE)

Continuemos no assunto da >postagem anterior <, a qual recomendamos que seja lida primeiro, antes de passar para este segundo comentário, fazendo isso haverá uma melhor compreensão do assunto que está em pauta seguidamente:

-------

Falar ou escrever sobre luto e morte é um tema tão desagradável para quem escreve quanto para quem lê. No entanto, tanto quem escreve, quanto quem lê, sabe que este é um fato inevitável, que assola cada uma das famílias do Planeta, desde o tempo de Adão e Eva, até os nossos dias. 

E preparar-se para uma partida, não é somente dever dos atletas que preparam-se para vencer uma competição, mas, também de todos os viventes e durante todo o decorrer da sua existência terrestre, já que cada um não sabe sobre o momento de sua partida. A Bíblia nos alerta que o último inimigo a ser vencido é a morte.

Uma vez Jesus explicou isso através de parábolas aos seus discípulos, e todos conhecem a famosa pergunta:

- Louco esta noite pedirão a tua alma; e o que tens preparado. para quem será? (Lucas 12:20)

Porém, em tempo de pandemia, quanto todas as pessoas, no mundo inteiro, precisam usar máscaras e não podem se tocarem, se reunirem como antes faziam,  e onde as notícias espantam sobre o número de mortes, e agora mais recentemente sobre  mutação do vírus, que se renova e ataca novamente em um mesmo lugar, de forma mais contagiante e letal. E pensamos que com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, pode ser que este assunto chame a atenção dos mortais,  e oxalá seja lido, antes do dia do luto chegar, ou uma faixa de luto ser colocada à sua porta.

Eu fui criado no Marajó, ao extremo Norte do Brasil, e em nossa cidade, era costume que quando morria uma pessoa,  geralmente era velada na sala de sua própria casa, então os seus familiares  colocavam um pano preto, como um cortina externa na porta de entrada, para mostrar que ali estava uma família em luto. E hoje é comum, fazer isso mudando a foto do perfil nas redes sociais. Aliás, sobre a morte cada tribo da terra tem a sua própria visão e rito religioso, que segue. Na Groenlândia, alguns  nativos, colocam enormes cães farejadores, ao lado  do caixão do morto para "guiá-lo nos caminhos da eternidade" no Brasil, os católicos acendem velas, junto ao defunto, crendo que fazendo assim pode ajudar em alguma coisa.

E se a morte é o fim natural da vida e o futuro inevitável de cada um, é importante que cada vivente por sua vez,  esteja preparado para enfrentar tanto a partida dos seus queridos, e também cuidar-se para o momento de sua sua própria partida. O tema incomoda, mas, é extremante sério e real. Fugir, ninguém pode.

Portanto, veja como terminamos a postagem anterior:

Você está preparado para viver o luto de um familiar, de longe ou perto?

E ainda:

Você tem preparado a sua família para viver o seu luto?

Eu sei que pode ter algumas raras pessoas que vão responder afirmativamente esta pergunta, mas, a maioria absoluta dos leitores e leitoras, vão responder: Não. Afinal, este assunto é evitado, protelado e desprezado,  por isso sempre apanha as pessoas de surpresa, e ainda pior despreparadas.

Agora deixamos o lado humano das emoções para observar o aspecto que a Bíblia expõe e ensina sobre a finalização da vida terrena, onde o corpo volta a terra para se decompor e desaparecer,  e o espirito é liberado para viver a sua eternidade, no lugar em que o vivente escolheu em vida, conforme a fé cristã, já que também há outros credos e outros livros com suas crenças e dogmas.

Mas, continuemos pela Bíblia que é a nossa regra de fé e prática:

Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.


Eclesiastes 7:1,2


Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.


Salmos 116:15


Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.


1 Tessalonicenses 4:13


Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.


1 Coríntios 2:9


E ao ler João 3:16, considerado pelos estudantes das Escrituras como a Bíblia em resumo, descobrimos todo o motivo todo e o principal propósito, com seus seus resultados do amor de Deus, e do sacrifício vicário de seu Filho Jesus Cristo, que é proporcionar justamente proporcionar aos que creem; o direito à Vida Eterna, e não somente uma vida terrena, passageira e perenal, onde mosquitos, vírus e bactérias, enfermidades e acidentes, levam as pessoas  ao óbito, há qualquer tempo. Sim, saiba que após o pecado chegar no mundo, a terra foi amaldiçoada (ver Gênesis 3:17) e Deus deseja nos libertar definitivamente daqui, deste antro de perversões, que cada vez aumenta mais.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"

Portanto, considerando e crendo no que as Escrituras, nos mostra acerca deste e de muitos,.... muitos outros versículos, sobre o momento da passagem para a eternidade, e os benefícios da Vida Eterna, o momento da morte, não é o final, mas apenas o começo, do verdadeiro cristão, filho ou filha de Deus, ser beneficiado(a), com o resultado de sua fé, de sua obediência e  temos a Deus.

Por isso o evangelho deve ser pregado a todos os povos, e em todos os lugares, para que todos os viventes conheça essas as boas novas da Salvação e também creiam no Filho de Deus, o Único e suficiente Salvador para que sejam salvos.

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."

Romanos 10:13-15


Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Marcos 16:14-16

E finalizando, este tema em nosso comentário, é bom que todos os viventes saibam, incluindo você, que todos todos os melhores benefícios, prometidos aos salvos, aos que creem no poder transformador do Evangelho que salva, não são para este lado da vida, onde se acumulam os tesouros que ficam, onde as heranças em bens são disputadas, e os legados admirados ou reprovados.

Bem Jesus advertiu para se acumular tesouros nos céus, que resultará em galardões, e em riquezas para toda a eternidade.

Portanto, seja fiel até a morte, para receber a coroa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário