sábado, 13 de novembro de 2021

O UNIFORME DO CRENTE, NÃO PODE SERVIR DE DISFARCE



E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 

(1 Tessalonicenses 5:23)

A doutrina da inteira santificação que está claramente exposta no versículo acima, ao ser negligenciada por quem se identifica como servo ou serva de Deus gera consequências  irreversíveis, tanto temporais, quanto eternas.

Precisamos saber marcar um limite entre o santo e o profano e procurar entender biblicamente como deve se portar quem serve a Deus, para ser diferente de quem não o serve. Isso também está escrito com todas as letras:

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. (Ezequiel 44:23)

E para fazer a diferença entre o santo e o profano e entre o ímpio e o limpo" (Levítico 10:10)

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve. (Malaquias3:18)

Mas, usaremos na reflexão deste comentário como exemplo ilustrativo; o uso de uniformes, que é um tipo de vestimenta especial, que os militares usam quando estão em serviço e alguns  funcionários são obrigados a usarem para desempenhar suas funções em fábricas ou canteiros de obras. 

Logo quando estão fora de suas atividades profissionais, os funcionários ou militares despem-se de seus uniformes, com os quais são identificados durante os seus trabalhos, para vestirem suas roupas normais, ou ficarem à paisana, como são chamados os militares quando não estão vestidos de suas insígnias militares.

No entanto na vida cristã e em relação a obediência à Deus, não dá para se despir do uniforme em momento algum, porque devemos estar preparados para o encontro com o Senhor, a qualquer momento. 

Quando usamos a vida cristã como um uniforme, que pode ser vestido somente quando bem desejarmos, ou até usar algum procedimento de obediência e santidade como aqueles dispositivos que os motoristas de aplicativos usam ON para determinar quando estão disponíveis para efetuar as corridas, e colocar em OFF  quando desejam  ficar fora de serviço, e não atender no transporte de passageiros.

Quando o cristão vive uma vida dupla, com um pé na igreja e outro no mundo, ou mesmo separar momentos de adoração, dos seus momentos de prostituição, adultério, bebedices, e fazendo este procedimento como um hábito, como se fosse um pro0cedimento normal, sem acarretar problemas, certamente ele estará correndo riscos de ser punido como um  servo mal e negligente;

"O servo que sabendo a vontade de seu senhor, não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos acoites" ( Lucas 12:47)

Erra todo aquele que pensa que a vida cristã pode ser levada de qualquer maneira, ao gosto do freguês, e não so modelo que Deus prescreve e exige para os salvos.

"Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus." (Romanos 10:3)

O verdadeiro cristão não pode ser uma pessoa quanto está em um culto, e ser outro quando está fora dos templos, como se tivesse liberdade para se perverter.

Tem até um exemplo comico a respito disso, de um garoto que na sua inocencia pediu a seu pai, para morarem no templo. E quando o pai surpreso perguntou ao seu filho porque ele queria morar no templo, ele entapo respondeu:

- É porque aqui o Sr. é uma outra pessoa, bem diferente, de como se coporta em casa durante a semana. 

Outros, procuram vestir 'roupa de crente', falar como crente e agir como crente, nos horários de cultos, e nos outros dias da semana, aprontam e bordam, como bem ententem, tanto nos seus negócios e nos seus entretenimentos.

Mas, equivoca-se aqueles cristãos que abusam do amor de Deus, praticando a libertinagem, em nome da liberdade cristã, enquanto se esquecem, que há um limite estabelecido entre o amor de Deus e a justiça de Deus, conforme prediz a própria Palavra: 

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens, que detém a verdade em injustiça"

(Romanos 1:18) 


Não podemos confundir a Dispensação da Graça, nem o evangelho da Graça, que sai de Graça para quem o recebe, como algo sem valor, desprezível, porque se sai de graça para nós, é porque Jesus pagou o preço imensurável que ninguém poderia pagar, e isto...

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todos aquele que nele crê não pereça, mas, tenha a vida eterna" (João 3:16)


Portanto, sabendo disso, vale à pena santificar-se a cada dia, corrigir erros, e evitar o pecado que tão de perto nos rodeia, para correr a carreira que nos está proposta.

Quando alguém usa um uniforme como como disfarce, engana-se a si mesmo, e pode até enganar alguns outros, porém, nunca a Deus que sonda os rins e o coracões. Isso também está escrito; basta ler, e converter-se ou consertar-se antes que seja demasidamente tarde, como tem siudo para alguns.

"E ferirei de morte a seus filhos,  e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo a vossa obras" (Apocalipse 2:23)




Nenhum comentário:

Postar um comentário