domingo, 23 de janeiro de 2022

A SUBSTITUIÇÃO DO SAL INSÍPIDO

 


Foi o próprio Jesus quem disse: 

- Vós  sois o sal da terra!

E ele mesmo quem advertiu, pois.

- Mas, se o sal se tornar insípido para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.

Isso está em todas as Bíblias para quem desejar ler: 

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens"- (Mateus 5:13)

Mas, vamos conduzir nossa reflexão escrita de hoje, por etapas; e primeiramente vamos levar em conta que o sal somente salga por contato, se ele estiver presente no lugar ou ambiente onde precisa atuar. Ele salga se for adicionado dentro da panela onde está o alimento que precisa salgar. Por a época que escrevo estas linhas, aqui em Charlotte, Carolina do Norte, tem caído neve e no nosso ptio ao lado de fora onde escrevo há um acumulo de neve, e nas ruas de nossa cidade é fácil conhecer os lugares mais necessários onde os caminhões passam jogando o sal que derrete a neve, dos lugares onde falta o sal e a neve se acumula.

O Sal salga por contato, e este é o exemplo mais forte para justificar a necessidade de atender o Ide, e fazer o evangelho ultrapassar as fronteiras para chegar onde estão os povos e nações que precisam ser salvos. 

E este memo exemplo também ilustra a necessidade que os próprios missionários que atuam no Exterior, e estão com seus tempos e energias comprometidos e sendo consumidos com tarefas profissionais de sustento, também precisam ter seu tempo livre para dedicar-se a trabalho da evangelização e discipulado, para estar presente onde se faz necessário estar. É o a resposta ao questionamento da engrenagem existente em Romanos 10 13-15 que pergunta: "Como pregarão se não forem enviados.

Mas, se o fracasso da igreja, ou do cristianismo, ao ser ultrapassado pelo islamismo que surgiu 610 anos depois de sua existência na terra, não está relacionado apenas na falta da presença do sal da terra onde ele se faz necessário, porque, também, o defeito ocorre onde ele se tornou insipido, nos lugares onde está presente, presente, porém, não salga.

Isso ocorre tanto pelo festival de escândalos que acontecem e foram multiplicados no meio cristão nos últimos anos, quanto pela proliferação de heresias, aproveitamentos financeiros, venda de amuletos, e rituais estranhos, que envergonham os redimidos, que verdadeiramente são o sal da terra, e estão realizando o seu trabalho. E seguindo o ensinamento de Jesus, ninguém pense que o sal que tornou-se insípido, pode ser restaurado o sabor.

Obreiros, pastores e pastoras, que estão sendo presos por corrupção, fraudes, estupros e assassinatos, jamais voltarão a ter o mesmo respeito e consideração anterior.


E na omissão missionária, líderes de instituições eclesiásticas que passaram a vida inteira administrando altos valores que são arrecadados por suas tesourarias, e nunca fizeram nada pelas missões, jamais, admitirão de suas igrejas sejam despojadas, para atender campos e obreiros em territórios distantes, nem que seus salários sejam diminuídos à favor da Causa.

Tentar convencer um líder que passou a vida toda lendo e pregando sobre a necessidade missionária da igreja, sem nada praticar de seu próprio discurso, é uma perda de tempo, como tentar enxugar gelo, ou passar manteiga em nariz de gato.

Por isso o caminho mais lógico é trabalhar na substituição, ou seja, prepara um nova geração de cristões, comprometida com as missões, através do discipulado.

Os cristão que realmente são o sal da terra, precisam unir-se para impedir, que a próxima geração de lideres, que sentarão na cadeira de comando nos gabinetes pastorais e nas convenções e concílios, para substituir os líderes atuais que fabricaram e mantém ativa a omissão missionaria da igreja, sejam pessoas da mesma estipe, geralmente indicados por eles, formados na mesma escola de liderança que prioriza o ter a abandona o ser.


Afinal, a igreja e os perdidos da terra, não dispõe de mais 40 ou 50 anos de tempo, nos cargos vitalícios de uma nova liderança eclesiástica, que teima em seguir 'a trilha da bezerra perdida.

Ha uma promessa na Bíblia, que as portas do inferno não vão prevelecer contra a igreja do Senhor na Terra, e nisto temos que crer agir ou reagir.

Afinal, foi dado aos cristão a responsabilidade pelo funcionamento da engrenagem da evangelização do mundo, onde cada parte para funcionar depende do funcionamento da anterior, e cabe aos cristão autênticos, o sal da terra, tanto o funcionamento quando o seu reparo ou lubrificação a cada tempo.


Romanos 10:13-15


Nenhum comentário:

Postar um comentário